quinta-feira, 16 de junho de 2011

INGLÊS

Caros aspirantes

O Inglês! O que posso dizer???
É preciso dominar a língua. O melhor é que vc já seja formado, que tenha alcançado o nível avançado. 
Mas, não se despere, a prova não é oral.
Na primeria faze, digo TPS, cobra-se tanto interpretação de texto como gramática. E na terceira fase a coisa aperta, porque aí é redação, tradução e versão. Não é brincadeira! É necessário estudar gramática, não tenho uma para indicar, o manual do candidato de 2010 traz algumas indicações.
Tá! Vc pode perguntar? Então qual a minha contribuição hoje?
O que eu gostaria de indicar é: ler o a revista "The economist". Além de trazer um ótimo conteúdo e permitir que o candidato esteja atualizado, esclarece que nível de inglês vai ser encontrado na prova. Para ter acesso use o site porque não é um periódico barato, custa 25,00 cada edição, que é semanal. No site não tem tudo, mas aparece matérias relevantes.
Outra dica é ler o Manual de Inglês disponível no site da Funag. Os manuais da Funag não são A solução, mas ajudam.
Em Brasília indicam a "Sara Walker". Ensino de inglês de alto nível, mas também de alto preço.
Acredito ser producente escrever textos com base nos temas discutidos na "The economist" e pagar um professor para corrigi-los.
Um diplomata me contou que para estudar ele pegava livros com edições bilingues, fazia traduções do inglês para o português e depois conferia. Mas, é preciso escolher bem o livro. Esse diplomata é formado em filosofia, e os livros de filosofia são em geral bem feitos quando trazem edições bilingues. Eu recomendo John Locke, assunto razoavelmente acessível. Ele disse que fazia isso porque não tinha dinheiro para pagar professores, contou ainda que alcançou pontuação máxima na prova.
Espero não ter sido muito prolixa, como já disse a intenção é ajudar! 
Bons estudos. 

terça-feira, 7 de junho de 2011

Olá caríssimos! Depois de um longo e tenebroso inverno, eis que retorno rsrsrs (ouvi essa frase de uma velhinha, acho que deve fazer parte de algum filme ou romance famoso, famoso a muito tempo atrás rs). 
Não sei se tem muitos caríssimos esperando minha postagem, se é que tem algum caríssimozinho rs

Hoje vou falar sobre o estudo de português e redação. A dica é simples, mas muito válida para quem sequer tem um norte. Conforme aprendi no cursinho, de acordo com a orientação de professores, para a primeira fase é fulcral estudar pelo Celso Cunha, a saber "Nova gramática do português contemporâneo" de Celso Cunha e Lindley Contra (editora Nova Fronteira), é consenso, ouvi esta recomendação em dois cursinhos. Meu comentário sobre esta gramática é inócuo... não gosto dela, é chata, mas necessária.
Quanto ao estudo de redação é enormemente aconselhável estudar Othon Moacyr Garcia, a saber "Comunicação em prosa moderna". Pela indicação da professora Juliana não é preciso ler toda a obra. Ela destaca:
Primeira parte
Cap 1, 3 (item 3.2) e 4
Segunda parte
Cap 1,2,3 e 4
Terceira parte
Cap 1,2 e 4
Quarta parte
Cap 1
Quinta parte
Cap único
Sétima parte
Cap 3 e 4

Gostaria de grifar que em virtude da vastidão de conteúdo a ser estudado, focar é o melhor caminho.

Até a próxima,

abraços (a quem quer que seja rs)