sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Geografia e História Mundial

O que posso dizer???? Estava estudando muito por isso sumi. Sinceramente não gosto de justificativas. Nada melhor para desculpar-se de um erro do que praticar uma atitude correta, isso sim é efetivo e ajuda. 

Passada a breve lição para a vida, acima, óbvia tentativa de limpar minha barra, vamos direto ao assunto, digo, aos assuntos.

Em virtude do longo distanciamento, agilizemos o processo e falemos sobre dois temas: geografia e história mundial. Como vocês devem saber, desses dois temas, apenas geografia cai na terceira fase, acredito que seja por isso que há um número maior de questões de história mundial na primeira fase (TPS - Teste de Pré-seleção). No último concurso foram 10 de HM para 4 de GEO. Logo, considerando a conjuntura, ambas são importantes. 

Para mim, ambas são deliciosas de estudar, abrangem conteúdos de fácil acesso e porque não dizer, prazeroso? Não, não acho que esteja exagerando. Estudar precisa ser um prazer, ao menos para nós que estamos à caça do "Rio Branco". Se estudar não for algo agradável ao aspirante, temo por sua saúde física e mental rsrs afinal é patente que esta empreitada não é brincadeira, mas acredito que seja palatável.

Sem mais delongas....

Geografia

Preciso confessar que matei várias aulas de geografia no cursinho. O primeiro professor que me deu aula era.... vcs podem imaginar, não é? Mas, como Deus é maravilhoso e ama a todos, inclusive o concurseiro, apareceu um outro professor por lá, e o que posso dizer??? Era O cara!!!! Defintivamente dominava a matéria e sabia como passá-la sem nos matar de tédio.

Segundo ele, convém estudar:

"Almanaque Brasil Socioambiental" do Intituto Socioambiental. Eu li e resumi e gostei bastante. Não, não é algo aprofundado, mas dá uma boa noção sobre geografia física brasileira, o que nos é indispensável para o concurso. A má notícia é que o livro está esgotado. Calma! Tem a boa notícia também. Está disponível para download gratuitamente no sítio do Instituto.

"Manual do Canditato - Geografia", a autora é Bertha Becker. Bom destacar que ela participa da banca de correção da terceira fase. Preciso dizer algo mais como é importante estudar esse material??? rs Tem outros livros dela indicados pelo Guia de estudo de 2010. Eu li "Brasil: uma nova potência mundial na economia-mundo" e posso dizer que achei interessante e também bem acessível! Quanto ao manual, é só acessar o sítio da Funag, também está disponível para download gratuito.

E Milton Santos? Claro! O cara é imprescindível. Segundo esse meu professor estupendo, devemos estudar (não vou dizer ler porque não basta, né?) "Território e Sociedade no limiar do século XXI". Mas, ele selecinou os capítulos: apenas os ímpares mais o número 2. Nada como a indicação precisa!!!

As obras acima são fulcrais, as que se seguem são sugestões que ele fez:

"Conexão" de Regina Araújo e "Temas de geografia do Brasil" de Jaime Oliva.

 História Mundial

Aqui a coisa complica um pouco, não pelo conteúdo que eu já disse que acho delicioso, mas porque eu acabei seguindo o meu faro e não as indicações do professor.

Pelo meu instinto eu li e resumi: "História da Civilização Ocidental" de Edward Burns. É um livro sensacional, o escritor é muito irônico o que torna a leitura divertida e muito interessante. Mas, ele só alcança até o período da Guerra Fria. Para prosseguir eu estudei "História das Relações Internacionais Contemporâneas" do Sombra Saraiva. Meio "por cimão", nada de aprofundar nada. Chega quase a encher, mas fazer o que, é muito atualizado, está no guia e foi recomendado pelo professor do cursinho de fiz. Por fim, e por falta de opção estudei "Toda História" de José Jobson de Arruda e Nelson Piletti. Gostei muuuuuuuuuuuito desse material. É um livro de ensino médio, entratanto, dá uma visão geral muuuuuuuuuuuuito boa. A parte de Oriente Médio é incrível, não deixa dúvidas.

Agora, se você não confiar no meu faro e tiver uma paciência infinita leia as 4 eras de Hobsbawn ("Era das Revoluções"; "Era do Capital"; "Era dos Impérios"; e, "Era dos Extremos") e ainda "Nações e Nacionalismo" do mesmo autor. Bom apetite a quem se habilitar!

No mais, caríssimos, é isso. Espero que essa superpostagem possa auxiliá-los de alguma forma.

Bons estudos.