sábado, 3 de dezembro de 2011

História do Brasil

Caríssimos colegas de luta, saudações!!!

Acredito que esta seja a penúltima postagem do ano, pois ainda falta comentar sobre o conteúdo de Política Internacional, meu assunto predileto, destaque-se rs
Mas hoje o assunto é História do Brasil, aliás um assunto importantíssimo, por vezes penso que a grande enfâse do concurso está nessa matéria. Explico-me. Primeiramente ela aparece tanto na primeira quanto na terceira fases, segundo acaba aparecendo questões de História do Brasil em outros conteúdos como Economia e Política Internacional. Há que se devotar especial atenção a esse conteúdo, mas relaxem é muito gostoso de estudar, agradável mesmo, ao menos eu aprecio bastante, espero que vocês também.

O que estudar então??? Não se descabelem diante da extensa bibliografia que era indicada até 2010. Em que devemos nos centrar? Vou dividir as indicações de texto da seguinte forma: Brasil Colônia e Império, República, História da Economia Brasileira e História da Política Exterior. Vamos lá...


BRASIL COLÔNIA E IMPÉRIO

- "História Geral do Brasil" de Maria Yêdda Linhares (org.). Na verdade este livro aborda não somente a parte do Brasil colônia, mas chega até a atualidade, trazendo uma exposição sobre Sarney e Collor, entretanto, a parte sobre a República deixa um pouco a desejar e acaba por pedir leituras extras.

- "A construção da ordem" de José Murilo de Carvalho, páginas 201 a 226. Este texto complementa o anterior no tocante aos gabinetes da época do Império, que por serem muitos além de requerer atenção do candidato, precisa ser exposto com muita clareza para não deixar margem a dúvidas. Gostaria de ressaltar apenas que considero indispensável ler Linhares porque ao que tudo indica a outra opção, que seria "História concisa do Brasil" de  Boris Fausto, não é nada aconselhável, alguns afirmam ser bastante superficial. Quem disse? Professores da área.


BRASIL REPÚBLICA

- "O Brasil Republicano" de Jorge Ferreira e Lucilia Delgado (orgs.). Sem querer causar pânico são quatro volumes, mas acalmem-se, segue a discriminação dos principais:
    * "O processo político na Primeira República: República e o liberalismo oligárquico", páginas 90 a 119 do vol. 2;
     * "A crise dos anos 20 e a revolução de 30", páginas 389 a 411 do vol. 2;
     * "O tempo do nacional estatismo", páginas 15 a 37 do vol. 2;
     * "O tempo do nacional estatismo", páginas 109 a 141 do vol.2 (é outro);
     * "Os anos JK: industrialização e modelo oligárquico de desenvolvimento rural", páginas 157 a   193 do vol. 3;
     * "O governo Goulart e o golpe civil militar de 1964", páginas 345 a 403 do vol. 3;
     * "As crises da república liberal (1946-1964)", páginas 303 a 339 do vol. 3;
     * "Crise da ditadura militar e o processo de abertura política no Brasil, 1974-1985", páginas 245 a 281; (Embora eu tenha ficado bastante alerta sobre a indicação de texto do excelente professor do cursinho que fiz sinto que, deixei escapar algo, pois acredito que dentre os textos enumarados acima ainda falta um pouco mais de informação sobre o segundo governo Vargas, talvez também um pouco mais de Jânio e por fim uma dose extra de Sarney e Collor. Todavia, acredito que possa ser encontrado nessa mesma obra citada, a verdade é que apenas fotocopiei o que estava na pasta de textos do professor e não tive a oportunidade de cotejar os quatro volumes, fica a dica, façam isso.)

- "Maldita Guerra" de Francisco Doratioto, páginas 23 a 96 e 456 a 485. Este texto é sobre a Guerra do Paraguai, eu não vou lê-lo, mas fica a indicação.


HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

- "Formação Econômica do Brasil" de Celso Furtado. Indubitavelmente importatíssimo!!! Além de aparecer questões fechadas especificamente sobre essa obra, costuma aparecer trechos na prova da segunda fase, seja para a redação seja para os comentários. Existe também a obra "História econômica do Brasil" de Caio Prado Júnior, entretanto não acredito ser tão imprescindível quanto Furtado.


HISTÓRIA DA POLÍTICA EXTERIOR

- "História da Política Exterior do Brasil" de Amado Luiz Cervo e Clodoaldo Bueno. Esta é outra obra fundamental. Ela é ímpar. É preciso mencionar que na prova da terceira fase de 2011 todas as questões foram sobre este conteúdo. Não ocorre sempre, mas como já ocorreu é bom ficar atento. 

Por fim, gostaria de indicar, apenas a título de esclarecimento geral, a obra "Toda História: história geral e história do Brasil" de José Jobson e Nelson Piletti. Já mencionei-a antes, quando comentei sobre Historia Mundial. É um livro para o Ensino Médio, mas por ser sucinto tira dúvidas pontuais, sem contar que possui um atlas ao final que é fenomenal e que ajuda demais!!!

Bom apetite, digo, boa leitura rsrs ou mais que isso, bons estudos. Lembrem-se, ler não é o bastante, é necessário debruçar-se sobre os textos até conseguir ter em mente, de forma o mais clara possível, todo o quadro da história do Brasil, visualizando tanto história, quanto econômia e política internacional.

Até...

Nenhum comentário:

Postar um comentário